início notícias tecnilima

Fotovoltaico para autoconsumo

11-04-2023

Conecte a sua casa ao sol, de forma discreta, inteligente e sustentável.

É impossível continuarmos a ignorar o aquecimento global e as alterações climáticas, caso queiramos manter o atual estilo de vida, e as Nações Unidas já definiram bem a data: ou até 2030 reduzimos as emissões de dióxido de carbono ou estaremos a ultrapassar um ponto de não retorno. A transição energética está assim na agenda mundial e o fim dos combustíveis fósseis em cima da mesa. Cada vez torna-se mais premente adotar estilos de vida mais verdes, reduzir o consumo e diminuir a pegada ecológica das nossas ações quotidianas. E isso só será possível adotando formas de energia renováveis, como é o caso do fotovoltaico para autoconsumo, uma das melhores alternativas aos combustíveis fósseis da atualidade.


O que é a energia solar?

Como o próprio nome indica, a energia solar provém da luz e do calor emitidos pelo sol e é convertida em energia útil. Anualmente o sol produz 4 milhões de vezes mais energia do que consumimos, por isso são claros os benefícios da utilização de energia solar para gerar energia elétrica ou energia térmica, com vantagens e desvantagens em ambos os casos. Como é sabido, não existem fontes de energia perfeitas e tudo se resume ao equilíbrio entre os prós e os contras de cada uma delas, percebendo qual se adapta melhor às suas reais necessidades. Mas a verdade é que existem poucas fontes de energia renováveis tão benéficas como a solar.
Consideramos a energia solar fotovoltaica como uma das melhores alternativas aos combustíveis fósseis, especialmente para autoconsumo, pois é uma energia renovável abundante em Portugal e que contribui para um futuro mais sustentável. O nosso país tem vindo a destacar-se, ano após ano, no posicionamento dos países do mundo que mais recorre às energias renováveis. De acordo com um estudo da Enerdata, Portugal encontra-se em 8.º lugar do top mundial da incorporação de energias renováveis na produção de eletricidade. Na Europa, é o 3.º país, a seguir à Noruega e à Suécia.



Produção de eletricidade gerada por via fotovoltaica em Portugal


Fotovoltaico para autoconsumo

O fotovoltaico para autoconsumo é uma opção cada vez mais popular em Portugal. Esta solução sustentável permite produzir energia elétrica a partir do sol, através de módulos fotovoltaicos instalados nas casas. Ao produzir a sua própria energia elétrica, a sua dependência da rede convencional diminui, traduzindo-se numa redução dos custos na eletricidade e ao mesmo tempo contribui para a preservação do meio ambiente.




Ajustável a cada casa

Os módulos fotovoltaicos podem ser instalados no telhado, no terraço ou até no jardim da sua casa. Esta versatilidade permite fazer chegar esta solução sustentável a todas as pessoas e a todas as tipologias de casas.






Poupança

Os módulos solares fotovoltaicos têm um futuro muito promissor, tanto pela viabilidade económica como pela sustentabilidade ambiental. Ao tirar proveito do sol em casa para produção de energia elétrica, através de módulos fotovoltaicos, vai verificar desde o primeiro dia a poupança na fatura da eletricidade. É um bom investimento a médio-longo prazo, de um ponto de vista económico para o consumo próprio, que lhe permitirá obter uma excelente poupança económica.







Preservação do meio ambiente

Os módulos fotovoltaicos fornecem energia limpa e ecológica, pois não produzem emissões nocivas de gases de efeito estufa durante a geração de eletricidade. O sol é um recurso gratuito e ilimitado, ao tirar proveito desta energia renovável, pode reduzir consideravelmente as suas emissões de carbono e preservar o meio ambiente para as gerações futuras.
Para cada kW de eletricidade produzida por módulos fotovoltaicos ou aerogeradores poupam-se 800 kg de emissões de dióxido de carbono anualmente. Além dos seus benefícios ambientais, os aerogeradores e os módulos fotovoltaicos oferecem uma solução cómoda e simples para garantir o fornecimento de energia em zonas isoladas ou de difícil acesso onde a rede elétrica não chega como áreas rurais de baixa densidade populacional, barcos ou caravanas. Além disso, a autossuficiência energética implica um investimento muito inferior em relação à instalação de linhas elétricas nos locais afastados.






Principais componentes de um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo

Um sistema solar fotovoltaico é constituído principalmente por módulos e inversores (ou microinversor).
 

Módulos fotovoltaicos

Os módulos são compostos por células fotovoltaicas, que são dispositivos eletrónicos capazes de converter a radiação solar em energia elétrica, graças ao chamado efeito fotovoltaico. O principal componente de um módulo fotovoltaico é o silício, um elemento químico da família do carbono, com estrutura cristalina e que integra arenitos, argila e granito, mas também podem ser produzidos com outros materiais como o arsenieto de gálio e o telureto de cádmio. Eles são projetados para suportar as condições climáticas adversas, como chuva, vento e granizo, e têm uma vida útil média de mais de 25 anos, graças à sua resistência e durabilidade.




Inversores

Os inversores são responsáveis por transformar a corrente contínua gerada pelos módulos fotovoltaicos em corrente alternada, que é a forma de energia elétrica utilizada em residências, empresas e indústrias. Além disso, o inversor solar também é responsável por garantir a eficiência e a segurança do sistema fotovoltaico, controlando constantemente a produção de energia elétrica e protegendo o sistema contra sobretensões e curto-circuitos. É a potência deste que determina a capacidade de produção do sistema. Existem vários tipos de inversores solares disponíveis no mercado, desde os inversores centrais, ideais para grandes instalações fotovoltaicas, até os inversores string, mais adequados para instalações residenciais e comerciais de pequena dimensão. Os inversores híbridos também são uma opção interessante para quem procura um sistema fotovoltaico mais completo, capaz de controlar a produção de energia elétrica e o armazenamento em baterias.
É importante escolher um inversor solar de qualidade e com boa eficiência energética, para garantir a máxima produção de energia elétrica e durabilidade do sistema fotovoltaico.
 
Para além desses componentes, são também importantes os acessórios, como as estruturas, os suportes, as fichas e o cabo elétrico, por exemplo. Para uma instalação de energia solar fotovoltaica mais fácil e económica é possível adquirir um kit que integra os componentes essenciais para um sistema de produção de energia.

Tipos de módulos fotovoltaicos - monocristalino ou policristalino?

Os módulos monocristalinos são feitos a partir de um único cristal de silício, o que permite que os elétrons se movam com mais facilidade, produzindo mais energia a partir da mesma quantidade de luz solar, por outro lado, os módulos policristalinos são feitos a partir de múltiplos cristais de silício fundidos juntos.
Os monocristalinos são melhores na maximização da produção de energia em comparação aos policristalinos e são cada vez mais utilizados no mercado, visto serem a solução mais eficiente. Além disso, num módulo monocristalino, a produção inicia-se um pouco mais cedo e termina um pouco mais tarde durante o dia. Isto é, na verdade, devido às características físicas do cristal de silício. A tensão de uma célula monocristalina será maior em comparação a uma célula policristalina. Portanto, é uma escolha particularmente interessante para necessidades significativas numa área menor.

Qual é a diferença entre energia solar on grid e off grid?

Provavelmente já ouviu falar em energia solar on grid e off grid, a principal diferença entre estes sistemas está na ligação à rede elétrica convencional.

On grid

A energia solar on grid é um sistema ligado à rede elétrica convencional. Nesse sistema, a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos é utilizada na residência e, se houver excedente, é injetada na rede elétrica. Isso significa que, caso a energia gerada pelos módulos não seja suficiente para alimentar o consumo elétrico da casa, a energia elétrica convencional é utilizada como complemento.
A energia solar está sempre dependente da quantidade de radiação solar captada durante o dia, sendo a produção de energia maior durante as alturas do dia em que há mais luz solar (entre as 12h e as 16h) e nos meses do ano em que o céu está maioritariamente descoberto (de maio a setembro). Ou seja, no caso do sistema on grid, é aconselhado aproveitar estes períodos de tempo para realizar tarefas que necessitem desta energia, como utilizar eletrodomésticos, equipamentos de aquecimento, arrefecimento e/ou água quente sanitária ou outros que necessitem de energia elétrica ou térmica para o seu funcionamento.

Off grid

Por outro lado, o sistema off grid é independente da rede elétrica convencional. Nesse sistema, a energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é armazenada em baterias para ser utilizada quando não houver sol suficiente. Esse sistema é ideal para locais isolados ou com dificuldade de acesso à rede elétrica convencional.

A escolha entre os sistemas on grid e off grid depende das necessidades de cada consumidor. O sistema on grid é mais indicado para quem deseja reduzir a sua conta de eletricidade e não pretenda investir em baterias para armazenar a energia excedente, já que essa energia é injetada na rede elétrica. Já o sistema off grid é mais indicado para quem procura independência energética e deseja armazenar a energia excedente em baterias para ser utilizada posteriormente, mesmo em dias nublados ou com pouca insolação.





O Vitovolt 300 da Viessmann é um excelente exemplo de solução para autoconsumo de energia, graças à sua elevada potência e qualidade. Com garantia ampliada de equipamento de 10 anos e 25 anos de garantia de rendimento, o módulo fotovoltaico monocristalino vem equipado com díodos de bypass que garantem um elevado rendimento mesmo em áreas parcialmente à sombra e a camada de vidro solar especial, sem teor de ferro, com altos valores de transferência proporciona ótimos resultados de irradiação.

A taxa de IVA de 6% para a entrega e instalação de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, discutida e aprovada no Orçamento de Estado de 2022, para além de lhe permitir uma maior poupança na aquisição e instalação de fotovoltaico, é um excelente incentivo criado para acelerar a transição energética para uma energia mais verde, um dos pilares da estratégia europeia 2030 que rege o Plano de Recuperação e Resiliência.

Ao conjugar os módulos fotovoltaicos com bombas de calor, sejam elas monobloco ou split, consegue um sistema de elevada eficiência que lhe proporciona um excelente nível de conforto e poupança, tanto para climatização como para produção de água quente sanitária.

O dimensionamento do sistema fotovoltaico deve ser calculado por um profissional qualificado para que seja eficiente e rentável, e que a produção se adeque ao perfil de consumo do agregado e às necessidades da casa, para não desperdiçar energia.